Mediação de conflitos pode evitar processos demorados

Artigos,Destaque

Em 2019, fui entrevistado pelo jornal atual, para falar sobre mediação de conflitos, que se configura como método adequado de forma eficaz para os mediandos que participam. Aqui irei salientar mais algumas reflexões e convido a todos para acessar o link da matéria abaixo.

O foco da mediação de conflitos é a escuta ativa e o diálogo dos participantes que vivenciaram ou vivenciam um conflito e para chegarem a um possível consenso o mediador os auxilia com técnicas eficientes para cada caso e assim se entenderem podem fazer um acordo colaborativo onde não há perdedores.

Na matéria citada eu opino que o processo judicial deveria ser a última opção a ser escolhida pelas pessoas, visto que, a demora, o custo financeiro, o psicológico é um peso para quem nele está parece não ter fim, não é mesmo?

Quando os conflitantes de forma voluntária resolvem sentar e conversar para resolver alguma questão pendente um mediador extrajudicial (lembrando que aqui não há processo) é ideal para esse cenário.

A mediação extrajudicial está prevista em lei, portanto, é legalista. O tratamento, a acolhida é humanizada, os mediadores do “mediarsim” tem um compromisso ético de trabalho, todos são profissionais e capacitados para estarem auxiliando nessa seara.

Mesmo que haja processo, nesse caso, as partes podem requerer em qualquer momento a suspensão do processo para que o caso seja levado para a mediação, inclusive, podendo indicar o mediador ou mediadores profissionais para que seja realizado.

Conseguem perceber o quão importante é a mediação? Até mesmo o Juiz da causa ele deve respeitar e encaminhar o caso para a mediação, respeitando a vontade das partes. 

Link da matéria: https://bit.ly/3YuQFmw

Compartilhe:

Notícias recentes

Tem alguma dúvida?

Tem alguma duvida?
Para saber se sua questão pode ser trabalhada na Mediação, entre em contato, sem compromisso, para uma conversa e esclarecimento de como funciona a Mediação.

Antonieta Porto

A mediação ampliou minha visão e entendimento sobre os indivíduos e o mundo.
Como seres relacionais, somete através das relações podemos nos transformar e transformar nosso entorno. O dialogo é o caminho para desenvolver estas relações.

Mediadora Judicial e extra Judicial (Instituto Mediativa ), facilitadora de Justiça Restaurativa (Justiça em Circulo), Pedagoga (Unicamp) Pós Graduação em Mediação, Conciliação, Negociação, Arbitragem e Docência no Ensino Superior – (Faculdade Lusófona Mario Schenberg )

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL; mediação judicial, e extra judicial, facilitação em Justiça Restaurativa .
Hoje atuando na Câmara do Ministério Publico, Nuipa Santana, CMARP, Instituto NOOS , Instituto Them e Mediarsim .
Participante do Grupo Rever Mediadores, Foname e Instituto Mediativa.

TEDxLavras “As conversas estão difíceis? Transforme conflitos em oportunidades.” https://www.youtube.com/watch?v=hhkSV13VP6k

Podcast
https://open.spotify.com/show/6kda7HUbK4hodOgpBk41Sr?si=vzQsR-XlTziKUqC3ziurZQ
(obs: não sei se precisa colocar os cursos de aperfeiçoamento)

Cursos de aperfeiçoamento :
Práticas Colaborativas, Práticas Restaurativas – IIRP,
Práticas Colaborativas e Dialógicas –INTERFACI,
Metodologia de Grupos Reflexivos de Gênero–INSTITUTO NOOS ,
Curso de Diálogos Abertos Geram Novos Recursos em Crises de Saúde Mental – INSTITUTO NOOS,
Mediação transformativa –IMAB,
Docência em Mediação- Expandindo horizontes e ampliando resultados- Instituto Mediativa,
Presença Radical; humanizando tensões, possibilidades dialógicas- Instituto NOOS, ABC de resolução de conflitos online- ODR-CV VIEWS,
Laboratório de Mediação- IMAB,
Enlace Pragmático, Escuta Ativa – Mathias Wolff,
Negociação: desvendando Havard- Algi