1 Diálogo por post foi idealizado para provocar e compartilhar reflexões sobre as relações humanas. Nós do grupo: Antonieta Porto, Cyntia Abramczyk, Lizete Prata e Rita ,acreditamos nos recursos das pessoas para superarem dificuldades, através do dialogo. As conversas ajudam a vislumbrar novas perspectivas para as situações difíceis que vivemos, como pessoas e como sociedade, especialmente no momento atual.
Produzimos 23 episódios com diversos temas que apesar de terem sido feitos em uma época de pandemia, continuam pertinentes nas nossas vidas .
Aqui um breve resumo dos temas ;
1º Episodio; “Diálogos em família”. Em uma conversa com Celia Bernardes, fazemos reflexões sobre como está nossa conversa dentro de casa e se eu realmente escuto o que o outro esta falando.
2º Episodio; “Falta de perspectiva de como nos sentimos e, quais opções contruimos”. Quando não vemos luz no fim do túnel, observamos o contexto atual, se resinificamos ideias e identificamos oportunidades que esse momento tem nos trazido.
3º Episodio; “De que forma sou violento?”. Será que a violência/ raiva que temos em nós e, muitas vezes não reconhecemos, pode contaminar nossos relacionamentos?
4º Episodio; “Vamos falar sobre o silêncio?” Com a participação de Tipiti Barros, uma reflexão sobre qual o significado do silêncio tem uma conversa e de como podemos encarar o silêncio.
5º Episodio; “O que te faz mudar?” Se é uma necessidade, uma experiência ou uma decisão.
6º Episodio; “O que pode acontecer a partir de um mal entendido?” Conversar é importante, mas o entendimento não é garantido. Considerando a complexidade da linguagem e os vários canais de comunicação que podemos acessar, as diferentes possibilidades de compreensão podem gerar mal entendidos
7º Episodio; “Comunicação assertiva”. Como posso ter conversas mais claras e construtivas.
8º Episodio; “Como vivemos nossas perdas”. Em um momento de tantas perdas diversas (pandemia, doenças, fatalidades); se é possível vive-las e aprender com elas.
9º Episodio; “O conflito pode ser construtivo?” Com a participação de Cristian Magalhães, professor de oratória, uma conversa sobre como o conflito pode ser uma oportunidade para o diálogo, dependendo da forma que lidamos com ele.
10º Episodio; “Assunto de família”. Inspirado no filme “Assunto de família “ dirigido por Hirokazu Kore-eda, refletimos sobre o que consideramos importante para a constituição de uma família harmoniosa e feliz.
11º Episodio; “Quais atitudes e reações minhas parecem incomodar o outro”. Como podemos perceber que o outro se incomoda com a nossa fala ou atitude e ao mesmo tempo perceber que o incomodo também pode ser nosso.
12º Episodio; “Como aceitar o (ser) diferente?” O desafio de vermos em nós o qu está por traz de nossos julgamentos .
13º Episodio;” As rotinas mudaram… como estamos nos adaptando a isto?” Como equilibrar as descobertas de estar em casa a volta das demandas externas?
14º Episodio; “O que eu agrego ao outro?” Como podemos perceber o movimento de dar e receber nas nossas relações.
15º Episodio; “Dou espaço para os outros?” Muitas vezes reclamamos que o outro não tem iniciativa, mas como perceber que eu é que ocupo o espaço do outro poder agir?
16º Episodio; “Que eu quero ser e o que eu não quero ser mais?” Existem momentos na vida em que buscamos novas escolhas. Como desapegar dos antigos papeis?
17º Episodio; “Todes”; diversidade e questões geracionais. Quais desafios para nos conectarmos com a cultura, expressões e comportamento das gerações atuais?
18º Episodio; “Pequenas grandes violências.” A violência doméstica não é só física, tornar visíveis as outras formas de violência é um desafio.
19º Episodio; “Como eu me comporto em situações que podem gerar conflitos?” Será possível ser coerente comigo mesmo sem entrar em conflito com o outro?
20º Episodio; “Percursos e percalços.” Podemos continuar planejando nosso futuro?
Como temos vivido estes tempos e o que nos motiva ?
21º Episodio; “Vulnerabilidades.” O que eu preciso para perceber e lidar com as minhas vulnerabilidades? Será que isto pode afetar meus relacionamentos?
22º Episodio; “Recalibrando as relações.” A constante construção do amor no relacionamento.
23º Episodio; “Quais expectativas trazemos para nossas relações?” Trazemos um modelo para nosso relacionamentos e como esse modelo pode interferir em nossas expectativas.