Reflexão sobre o caso conflituoso envolvendo a atriz Larissa Manuela e seus Pais.

Artigos,Destaque

A atriz Larissa Manuela e sua mãe Silvana Taques foram a programas de televisão darem suas versões dos fatos, sobre sua delicada relação, trazendo suas verdades e gerando muita polemica.

 Assim, o que deveria ser tratado com zelo, sigilo, resguardo, se tornou púbico e alvo de uma espécie de “tribunal de juízes da internet”, dando espaço para que qualquer pessoa mesmo desconhecendo a fundo a situação, opinasse de todas as formas e gerasse ainda mais sofrimento e discórdia entre a mencionada atriz e sua família.

 Conflitos familiares são naturais em toda a família e em qualquer cultura, contudo, para serem solucionados, precisam ser tratados com muito dialogo, escuta e respeito. O sigilo, nesses casos, é essencial para criar um ambiente seguro. No caso da Larissa e sua família a mediação de conflitos seria um bom caminho a se trilhar.

 Relacionamento entre mãe e filha podem ser desafiadores e para que sejam preservados, um terceiro imparcial pode fazer toda a diferença. Atitudes impensadas certamente alimentam um desencadear de mágoas recíprocas que são gatilhos para que decisões sejam motivadas pela raiva, ciúmes, medo, insegurança, distanciando ainda mais as pessoas e gerando ressentimentos importantes.

 Os mediadores que atuam no mediarsim, valorizam as pessoas porque sabem que são elas as verdadeiras protagonistas capazes por construir uma resolução da divergência, responsável e inclusiva por meio da escuta, e do diálogo respeitoso abre-se uma grande possibilidade de uma reconexão de laços afetivos entre pais e filhos, cada um podendo colaborar para um projeto familiar mais harmonioso e sustentável para todos dentro do seio familiar.

Texto: Patrick Harada
Revisao: Cecília Mattar

Compartilhe:

Notícias recentes

Tem alguma dúvida?

Tem alguma duvida?
Para saber se sua questão pode ser trabalhada na Mediação, entre em contato, sem compromisso, para uma conversa e esclarecimento de como funciona a Mediação.

Antonieta Porto

A mediação ampliou minha visão e entendimento sobre os indivíduos e o mundo.
Como seres relacionais, somete através das relações podemos nos transformar e transformar nosso entorno. O dialogo é o caminho para desenvolver estas relações.

Mediadora Judicial e extra Judicial (Instituto Mediativa ), facilitadora de Justiça Restaurativa (Justiça em Circulo), Pedagoga (Unicamp) Pós Graduação em Mediação, Conciliação, Negociação, Arbitragem e Docência no Ensino Superior – (Faculdade Lusófona Mario Schenberg )

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL; mediação judicial, e extra judicial, facilitação em Justiça Restaurativa .
Hoje atuando na Câmara do Ministério Publico, Nuipa Santana, CMARP, Instituto NOOS , Instituto Them e Mediarsim .
Participante do Grupo Rever Mediadores, Foname e Instituto Mediativa.

TEDxLavras “As conversas estão difíceis? Transforme conflitos em oportunidades.” https://www.youtube.com/watch?v=hhkSV13VP6k

Podcast
https://open.spotify.com/show/6kda7HUbK4hodOgpBk41Sr?si=vzQsR-XlTziKUqC3ziurZQ
(obs: não sei se precisa colocar os cursos de aperfeiçoamento)

Cursos de aperfeiçoamento :
Práticas Colaborativas, Práticas Restaurativas – IIRP,
Práticas Colaborativas e Dialógicas –INTERFACI,
Metodologia de Grupos Reflexivos de Gênero–INSTITUTO NOOS ,
Curso de Diálogos Abertos Geram Novos Recursos em Crises de Saúde Mental – INSTITUTO NOOS,
Mediação transformativa –IMAB,
Docência em Mediação- Expandindo horizontes e ampliando resultados- Instituto Mediativa,
Presença Radical; humanizando tensões, possibilidades dialógicas- Instituto NOOS, ABC de resolução de conflitos online- ODR-CV VIEWS,
Laboratório de Mediação- IMAB,
Enlace Pragmático, Escuta Ativa – Mathias Wolff,
Negociação: desvendando Havard- Algi