O resultado da mediação vai além do acordo

Artigos

A mediação de conflitos é uma atividade dinâmica e criativa. Nem todos os mediadores são iguais e nem todos usam as mesmas técnicas. Cada estilo de mediação tem suas próprias características e é aplicado em diferentes contextos, dependendo das necessidades e preferências das partes envolvidas no conflito. Nada impede de combinarmos estilos.

Na mediação transformativa, o mediador tem como objetivo principal facilitar a transformação da dinâmica do conflito, permitindo que as partes expressem suas emoções, preocupações e pontos de vista. O mediador prioriza a escuta cuidadosa, a empatia e a validação das experiências das partes, incentivando-as a se envolverem em um diálogo aberto e respeitoso.

Em vez de se concentrar apenas em alcançar um acordo, a mediação transformativa busca melhorar a qualidade das interações e promover mudanças positivas nas relações entre as partes. Ela busca promover a compreensão e a empatia, estimulando um senso de responsabilidade pessoal e uma visão mais ampla das questões em disputa.

A beleza da mediação transformativa está, em boa parte, na sua visão relacional de mundo segundo a qual os efeitos positivos da mediação podem se estender para além da mudança individual dos participantes. Os mediandos incorporam um novo jeito de agir, privilegiando o diálogo nas suas demais conexões sociais.

 Isto se traduz em melhoria para a sociedade como um todo. Diante disso, colocar toda ênfase na busca de um acordo momentâneo pode não ser a melhor estratégia para resolver conflitos diante da alternativa de impactar a sociedade de forma mais ampla,

(Jorge Pasquotto, Agosto 2023)

Compartilhe:

Notícias recentes

Tem alguma dúvida?

Tem alguma duvida?
Para saber se sua questão pode ser trabalhada na Mediação, entre em contato, sem compromisso, para uma conversa e esclarecimento de como funciona a Mediação.

Antonieta Porto

A mediação ampliou minha visão e entendimento sobre os indivíduos e o mundo.
Como seres relacionais, somete através das relações podemos nos transformar e transformar nosso entorno. O dialogo é o caminho para desenvolver estas relações.

Mediadora Judicial e extra Judicial (Instituto Mediativa ), facilitadora de Justiça Restaurativa (Justiça em Circulo), Pedagoga (Unicamp) Pós Graduação em Mediação, Conciliação, Negociação, Arbitragem e Docência no Ensino Superior – (Faculdade Lusófona Mario Schenberg )

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL; mediação judicial, e extra judicial, facilitação em Justiça Restaurativa .
Hoje atuando na Câmara do Ministério Publico, Nuipa Santana, CMARP, Instituto NOOS , Instituto Them e Mediarsim .
Participante do Grupo Rever Mediadores, Foname e Instituto Mediativa.

TEDxLavras “As conversas estão difíceis? Transforme conflitos em oportunidades.” https://www.youtube.com/watch?v=hhkSV13VP6k

Podcast
https://open.spotify.com/show/6kda7HUbK4hodOgpBk41Sr?si=vzQsR-XlTziKUqC3ziurZQ
(obs: não sei se precisa colocar os cursos de aperfeiçoamento)

Cursos de aperfeiçoamento :
Práticas Colaborativas, Práticas Restaurativas – IIRP,
Práticas Colaborativas e Dialógicas –INTERFACI,
Metodologia de Grupos Reflexivos de Gênero–INSTITUTO NOOS ,
Curso de Diálogos Abertos Geram Novos Recursos em Crises de Saúde Mental – INSTITUTO NOOS,
Mediação transformativa –IMAB,
Docência em Mediação- Expandindo horizontes e ampliando resultados- Instituto Mediativa,
Presença Radical; humanizando tensões, possibilidades dialógicas- Instituto NOOS, ABC de resolução de conflitos online- ODR-CV VIEWS,
Laboratório de Mediação- IMAB,
Enlace Pragmático, Escuta Ativa – Mathias Wolff,
Negociação: desvendando Havard- Algi